5 de julho de 2010

Publicitários x Feministas



   Não, eu não vejo MTV e nem sabia da existência desse programa. Isso porque pega muito mal aqui em casa :( Estava no msn com minha prima quando ela disse: Gaaaaabi liga na mtv que está passando um debate com publicitários. Haha. Minha antena foi parar pendurada, 180º, entre a tv e um quadro, mas sim pegou mais ou menos. Enfim.
   O debate abordou o tema "A mídia trata a mulher como objeto?" e, sob a coordenação de Lobão, se literalmente confrontaram: de um lado um publicitário e dois fotógrafos, e do outro uma socióloga, uma feminista e um cara "antipropaganda". Tenso.
Claaaro que com um antipropaganda e publicitários da jogada a abordagem inicial nao ia rolar, e o tema foi completamente distorcido para o lado mais comunicativo da força. Teve também um quadro rápido sobre o uso excessivo do photoshop que achei muito interessante.
   Lógico que sou totalmente feminista (der) e também completamente atraída pelo mundo backstage da mídia, então não pude deixar de ver razão em ambos lados. O problema é que enquanto Tica Moreno (a feminista) tentava manter o tema proposto, Caito Mainier aproveitou suas rixas internas com a publicidade para alfinetar os participantes do debate. Mas foi bastante produtivo no fim das contas! E é obvio que a questão mais abordada foi a propaganda de cerveja #fato. Resumindo, a unica mulher sensata ali foi a Isleide Fontenelle, a psicóloga que quase não abriu a boca. 
   A apresentação formal dos participantes e (claro) o debate na íntegra está disponivel no site do MTV Debate e vale apena ser vista por quem se interessa :D Ahh aqui está também o famoso site Antipropaganda
não naveguei por ele ainda, mas o farei quando tiver mais tempo e trago algum comentário depois ;)
   Para terminar um comercial da cerveja Guiness nada a ver com o tema acima, mas que acabei de assistir e adorei! Mas se vocês procurarem nos relacionados, há muitos em que eu teria concordar com minha amiga Tica Moreno feminista, por isso nem posto aqui.



Na Barra de Vídeos: Comerciais de cerveja que usam a imagem da mulher (degradante ou não).

Um comentário: