7 de julho de 2010

Prêmio Abóboras ao Vento

   "E o prêmio abóboras ao vento vai para..." Haha adorei a abordagem inicial deste livro, do publicitário Evandro Barreto! No começo todos pensam: What the hell is this?!
Sim, foi meu primeiro pensamento quando a professora me indicou. Eu ia pegar o "Propaganda Sublimar Multimídia", mas não tinha mais na biblioteca, então foi esse mesmo.
   Bom, primeiro vamos a explicação do que são as tais abóboras: comerciais com belíssimas imagens, mas que não marcam o nome do produto ou o que ele promete. A partir daí, tudo faz sentido.
   Apesar de Evandro relatar suas experiências pessoais não é um livro autobiográfico, o que eu gostei bastante. Ele conta todo o funcionamento de uma agência de publicidade, traça o caminho do briefing a campanha. Salienta também que é um dos poucos ramos onde o talento substitui o capital (animador) hahahaha.
   O fim do livro é o mais interessante: o autor comenta alguns de seus principais anúncios e criações, e também as propagandas entrangeiras da Malboro, desodorante Mistral, Camisa Hatlaway e o Fusca com o slogan "think small". Sobre seus trabalhos:
  • Slogan para a cia. Atlantic Petróleo: Quem não é o maior, tem que ser o melhor.
  • Propaganda específica para a venda de apartamentos em um prédio no Leblon.
  • Introdução dos shoppings no Brasil
  • Uísque Passport, primeiramente com David Niven e após com Frank Sinatra. A idéia era desmitificar a idéia que o produto era nacional (pois era embalado no Brasil, mas não produzido). Ao gravar com Frank Sinatra, o publicitário precisou de todo seu jogo de cintura, pois o astro havia acabado de receber a notícia que o avião de sua mãe havia desaparecido.
  • Produção do Rock in Rio.
   Livro muuito bom para iniciantes, recomendo! Tentei procurar vídeos do Evandro ou qualquer coisa na internet, mas só acho sobre o livro :( E o uníco comercial que achei no youtube foi o David Niven (queria taaaaaaaaaanto o do Frank Sinatra) Enfim, curtam o estilo antiguinho do comercial!

Um comentário:

  1. o cara desse comercial fez volta ao mundo em 80 dias, adooro! hahahaha muito bom

    ResponderExcluir