2 de março de 2011

A Linguagem da Sedução

"A publicidade transforma o processo criador em laboratório, no qual se testam comportamentos humanos."
   Assim termina o livro que acabo de ler para a faculdade. Frase fantástica. Resolvi comentar sobre ele pois achei importante p/ quem quer seguir carreira. Bom, ele aborda em geral os termos léxicos (verbos, adjetivos e substantivos) e como estes podem ser aproveitados em mensagens publicitárias.
   Como estamos cansados de saber, a  publicidade utiliza recursos estilísticos para  informar e manipular, exibindo um mundo perfeito e ideal. Deve pensar no impacto fisiológico e psicológico que causa ao consumidor, manutenção da atenção, convencimento e determinação da compra. Pode ser classificada em denotativa (literal) e conotativa (sentido figurado).
   Há um capitulo especifico para a mulher como consumidora. Interessante a antiga visão que ainda a mulher é mãe e dona-de-casa, então os anunciantes apenas se focam nisto. Porém nos capítulos seguintes já começa a despontar a visão de uma mulher moderna, livre e decidida, em um anúncio de lingerie. O uso dos lexemas neste caso é freqüente em questionamentos - né? entendeu?- intensificadores (como cores) e outros.
   Nos próximos capítulos vê-se a criação de uma marca, sua qualificação e exaltação. Já é sabido que a marca é a particularização do produto, mas é interessante notar que muitas apelam a algo mais tradicional, onomatopéias e línguas estrangeiras. Felizmente, hoje em dia, esse pensamento esta dissipando-se, e as marcas tentam ser o mais originais possível.
   Quanto aos slogans, ainda é comum ver verbos no imperativo, opsições semânticas e ambiguidade, além das fórmulas fixas: clichês, frases feitas e citações (na integra ou modificadas).
   Outra coisa interessante; Tropo: ocorre que neste ramo o consumidor tem consciência que é influenciado. Ex: Propaganda de artigos para bebê utilizando diminutivos, parecendo como a mãe (receptora) se refere ao filho.

Enfim, é um livro centrado na questão dos termos da língua portuguesa na publicidade, e como se aproveitar deles. Fica a dica para quem se interessar!

Um comentário:

  1. Ah adorei o post querida! Bem interessante! Acho que é bem digno para quem segue essa área, afinal conhecimento e convencimento é tudo neh! ;)
    Ah e obrigada pelo comentário! =D
    Ah meu sonho é viver entre eles, mas essa realidade ainda está um pouco longe ;)
    Mas espero ansiosamente...
    Beijos, Milla ♥

    @sonhospontinhos
    http://sonhosentrepontinhos.wordpress.com

    ResponderExcluir