24 de novembro de 2010

#1 Semioticando: Diesel - The Daily African

   Nova sessãozinha no blog! Que tal "semioticar" um pouco? Entreguei essa análise hoje de manhã, e escolhi uma campanha muito polêmica; "The Daily African", da Diesel, vencedora do Grand Prix do Festival de Cannes 2001. Minha preferida é a entitulada "AU Agrees", mas para quem quiser conhecer as outras, dá uma olhadinha aqui!




Oposição Semântica:

Ilusão x Real
Ousadia x Tradição
Negros x Brancos
Raças x Preconceito
Pobreza x Riqueza
País desenvolvido x Pais Subdesenvolvido
Inglaterra x África


Temática Verbal

Manchete do jornal The Daily African: “União Africana concorda com ajuda financeira a Europa.”

Temático Plástico Visual
Há seres humanos e objetos, gênero masculino e feminino. Porém, todos são negros bem vestidos e animados, que se divertem em um cenário de luxo. Em uma biblioteca clássica, eles brincam com coqueteleiras, tacos de golfe e um troféu, em uma cena construída a imagem da aristocracia britânica.
A imagem coloca a raça negra, que sofre ao longo da história as mazelas do preconceito, no lugar da sociedade que a subjugou.

Manipulação:
Tentação – o manipulador oferece conforto, alegria, luxo e diversão ao manipulado.
Sedução – elogia a raça negra e o continente Africano, colocando0os em um status de poder sobre o mundo.
Provocação – o manipulador tece um juízo negativo sobre o continente Europeu, rebaixando-o em nível de continente subdesenvolvido.

Competência:
Por meio dos recursos lingüísticos e não-lingüísticos (foto, manchete de jornal, texto) utilizados na montagem da propaganda com o objetivo de levar o consumidor à /querer/ e /dever/ usar a marca Diesel como meio da quebra da tradicionalidade e do preconceito, e como símbolo da ousadia e provocação.

Performance:
Na realidade, os negros e a sociedade Africana estão em disjunção com a cena proposta, mas devido à inversão de expectativas do enunciador agora eles entram em conjunção. O consumidor só poderá sentir esta mesma ousadia com o consumo do produto.

Sanção:
Ocorre a constatação de que a performance realizou-se e, por conseguinte, o reconhecimento do enunciador que operou a transformação, invertendo as expectativas da sociedade.

3 comentários:

  1. Nossa, realmente muito show essa troca de valores e de realidade. O sentido nas entrelinhas é o melhor. De fato, uma imagem fala amis do que mil palavras, né?
    Beijos, Gabi.
    Te espero lá no blog ;)
    www.nicellealmeida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu li o post todinho, sério! Mais eu não sei oque é semantica, e fiquei brisando ): KKKK.

    ResponderExcluir