4 de agosto de 2010

Sou forte até o fim com espinafre pra mim!

   Quem se lembrou de Popeye ao ler o título, levanta a mão o/ Se você não se lembrou, parabéns! Você concerteza é um ermitão desconectado do mundo, que não sofre os efeitos do merchandising.
   Pois é esta palavrinha famosa entre os brasileiros que será discutida agora. Estou lendo o livro "Propaganda Subliminar Multimidia", e no capitulo sobre merchandising, descobri que o  marinheiro Popeye foi um dos pioneiros da pratica "mensagem dentro da mensagem".
   De acordo com o livro, no jornal "A Tribuna", de Santos, (11 de julho de 1987), afirma-se: Segundo o publicitário Jorge Abid, um dos primeiros veículos do merchandising foi o marinheiro Popeye, que ajudou o governo americano a acelerar o consumo da supersafra de espinafre. As crianças, que não eram muito chegadas a verduras em geral, passaram a acreditar que ficariam fortes como o Popeye, se comessem espinafre como ele comia.
   Deste modo, tal forma de veiculação de mensagens disfarçadas teria tido sua origem nas tiras de histórias em quadrinhos do personagem Popeye, anos 20, criado por elzie Crisler Segar.
Já Ionaldo Cavalcante, na obra O mundo dos quadrinhos, p.178, afirma: Essa intensa promoção da verdura valeu a Popeye uma estátua em Cristal City, no texas, importante centro produtor de espinafre.
   Bom, para quem duvida, está ai a tal estátua; Quando li no livro, fiquei surpreendida. Mas a verdade é que a força da propaganda é bem maior que imaginamos...

Um comentário: