10 de agosto de 2010

Construindo a igualdade de gênero?

   E ai galera, quem ainda não ta sabendo do concurso do governo federal, Construindo a igualdade de gênero ?
Eles vão premiar as melhores redações e artigos cientificos, muito legal né? Não. Desconfie de tudo o que vier do governo, haha.
   Vi isso na faculdade e achei muito interessante, ainda mais que também li sobre o assunto no livro Propaganda Subliminar Multimida (já falei tanto desse livro aqui, que acho que devo uma resenha). Não é muito conveniente uma campanha sobre a igualdade da mulher, no governo Lula, justo quando a candidata do seu partido é uma mulher?
 
    Analisando o aparentemente ingênuo panfleto da propaganda do concurso, podemos encontrar algumas mensagens subliminares. Logo de cara, a grande utilização da cor rosa e vermelha, cores femininas. O logo da campanha também se deleta: um mosaico com as cores brasileiras no meio, e nos cantos cores femininas e masculinas. Porém, o rosa e vermelho destacam-se do pálido azul e violeta (cor mais feminina, aliás).
    Outra evidência escancarada, é o uso do Brancas/os e Negras/os. Por convenção (machista, eu sei) o masculino sempre vai a frente. Eu acho a quebra da regra boa, mas, mais uma vez não nos leva a pensar mais uma vez nas mulheres?
    O próprio rapaz do cartaz veste uma cor feminina e, quando se abre o panfleto, há outra mulher. Na verdade, o moço da capa é só para disfaraçar a idéia "igualdade de gênero".
    Agora, a cartada final: O tema escondido, em ultimo lugar e sem destaque "Você já refletiu sobre o lugar da mulher na sociedade brasileira?". Qualquer cidadão ao ler o panfleto (como eu e minha sala inteira), tem apenas a inocente idéia de um tema de redação relacionado ao preconceito contra as mulheres. Mas pense politicamente; Qual o lugar da mulher na sociedade brasileira... Nenhuma mulher foi eleita presidente até hoje... Os maiores candidatos são Dilma e Serra... Conclusão: Vamos eleger a Dilma, primeira presidenta do Brasil!
   Isso me deixa em xeque com o que li no livro de propaganda subliminar. Apesar de não haver leis no Brasil que a proiba, os publicitários éticos não aprovam. E, se um politico usa propaganda subliminar, é possivel confiar nele? 
   Não, eu não quero fazer sua cabeça. Vote em quem você quiser. Na Barra de Vídeos, propaganda subliminares interessantes!

3 comentários: