1 de agosto de 2010

Casos de Família

   Não, não é um post sobre aquele programa de barracos diários. O fundo do poço é um pouco mais embaixo... No meu último post de férias, resolvi comentar um pouco sobre a rixa de mais de 60 anos de duas grandes empresas do esporte: Adidas e Puma.
   Temos como protagonistas os irmãos Adolf (Adidas) e Rudolf Dassler (Puma). Na década de
20, os Dassler começaram a fazer calçados esportivos na área de serviço da casa onde moravam. Após o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1948, brigaram e desfizeram a sociedade. Em 1948, cada um fundou sua respectiva fábrica, uma de cada lado de um rio na cidade de Herzogenaurach, na Baviera, dividindo também os moradores locais, fiéis a um ou a outro empregador.
Nenhuma das duas empresas é hoje administrada por familiares dos Dassler, mas recentemente o neto de Rudolf, Frank, chegou a trabalhar para ambas.
   Há grandes histórias rondando a trajeitória e rivalidade das duas marcas, de como elas se associaram a estrelas do esporte para chegar a fama hoje conseguida. Não fosse a Nike, a família Dassler teria as duas marcas de calçados mais valiosas do mundo.
    No vídeo abaixo, há uma resenha do livro Invasão de Campo, de Barbar Smit, do site Subtítulo, que conta essa história tão clássica da publicidade! (alguém me dá? :~)

Um comentário:

  1. Adorei o blog, querida. Tem coisa mais apaixonante que propaganda? Acho que não. Tomara que etejamos no caminho certo!
    Beijo ;*

    ResponderExcluir