29 de abril de 2012

Moke-Up na fotografia culinária

Para a última semana de provas, tínhamos que produzir uma foto com o tema de culinária para a matéria de Fotografia. Eu me interessei pela técnica Moke-Up e resolvi tentar aplicá-la na cerveja, para reprodução de um copo gelado.

Para quem não sabe, o moke-up é uma técnica da fotografia publicitária que utiliza objetos falsos para as fotos saírem perfeitas, como gelos de vidro e sorvetes de parafina, que não derretem. Para reprodução de um copo gelado, basta passar verniz fosco em spray em todo copo e, ao secar, borrifar água misturada com glicerina para gerar o efeito gelado e "suado", como dizem popularmente. Se buscar o resultado ideal, use uma escova de dente para produzir gotas mais finas - só que o trabalho dobra.

Depois, só falta gerar o efeito espumante da cerveja. Ela deve estar quente (você dificilmente vai tomar essa) e, pouco antes do clique, basta mergulhar papel de seda (aqueles guardanapos de lanche, sabe?) no copo e esperar a espuma subir. 

Para a minha foto eu usei meu xodó copo da Heineken, e a cerveja da mesma marca. Não consegui o efeito gelado ideal porque não quis borrifar muito verniz para não estragar o copo :/ Mas o resultado final, após a edição no Photoshop para conseguir o tom no fundo que eu queria, ficou bacana.


Por fim, um esquema de luz bem simples que eu utilizei no estúdio. Gostaram da idéia? (:


Um comentário:

  1. Show seu blog!!!
    Você vai gostar do meu sobre marketing, te espero por lá: http://lorenzobusato.blogspot.com

    no site tem um livro interessante para baixar grátis Marketing & Criatividade Casos Práticos no http://www.gruposupera.com.br

    ResponderExcluir