30 de junho de 2010

15º Semana da Comunicação II


    No segundo dia da Semana de Comunicação, os alunos que escolheram assistir as palestras de publicidade conheceram dois novos ótimos palestrantes; Luiz Yassuda e Marleide Rocha.

   Luiz Yassuda iniciou timidamente sua palestra, alegando ser sua primeira expêriencia no ramo, e desculpando-se previamente por sua falta de prática. Contudo, eu particularmente aprovei seu jeito extrovertido e simples, o que transformou a palestra em um diálogo, não em algo monótono.
   Luiz abordou o tema Mídias Sociais, alegando que o ser humano é a midia, e que este deve-se relacionar-se e ter uma imagem naturalmente positiva, afinal o controle sobre o que falam sobre sua marca acabou. Um Exemplo positivo é a marca Nutella que quase não investe em propaganda e está em 2º lugar de adeptos no facebook. Trabalhar com mídias sociais é levar as marcas as mídias e vice-versa.
   Abaixo uma entrevista com o publicitário realizada pela TV Facopp.



   Deem uma olhada no site dele, há muitas coisas interessantes: Luiz Yassuda ;D

   Já Marleide Rocha, relações públicas da agência NewOne (São Paulo) iniciou sua palestra mais animada e confiante, contando-nos sobre a Comunicação para os nichos.
   Marleide ensinou que se uma empresa não trabalhar nicho de mercado, quebra, então deve-se atingir todas as classes (A,B, C, D, E)  como por exemplo uma Havaina que custa 60 mil reais e uma propaganda de apartamentos voltada para o público gay.
   No mundo atual, o consumidor é especialista e exigente, não compra sem consulta prévia. Então, para se trabalhar com os nichos, deve-se armar estratégias de relacionamento, entregar o produto que promete, inovar (criar, não apenas melhorar) criar diferenciais e pesquisar o comportamento de seu público.
   Muitas vezes, o nicho vai indicar seu produto a massa. Exemplo Natura: produto + consultoras = clientes.
No site da Tv Facopp, há também uma entrevista com a publicitária, que vale a pena ser vista!

   Posteriormente vou tentar postar uma foto com eles (eu tirei, só não as vi até hoje) hahaha Para finalizar, uma frase da palestra de Yassuda: "A verdade é que ninguém lê propaganda. Pessoas lêem coisas interessantes..."

Um comentário: