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As grandes marcas de carros estão apostando em ações interativas pelo mundo!

Resumo
Grandes marcas como Toyota, Mini, Smart e Ford criaram ações super criativas ao redor do mundo, para divulgar seus novos modelos!


Nas ultimas semanas, a publicidade está fervendo com várias ações de marcas automotivas pelo mundo. Já foi a Toyota nos Eua, Mini no Brasil, Ford na França, Smart na Alemanha...
Carro é um dos produtos mais curiosos: quase todo mundo tem, mas mesmo assim não param de sair vendas, e todo mundo quer um novo! Mesmo com essa vantagem, a concorrência é muito grande, e as grandes marcas sentiram necessidade de se diferenciar além de modelo, acessórios e preço. É ai que a linda publicidade, propaganda e marketing entram!

Vamos começar pela Toyota. Pelo visto, não é só no Brasil que é vista como marca de “Tio”. Traduzindo: não atinge o publico jovem. Não mesmo: nem em modelo, muito menos em preço. Para mudar isso, a marca lançou uma super campanha interativa no Youtube, com a temática do jogo de tabuleiro “Game of Life”, para divulgar o novo Prius C. Mas não se engane; não estamos falando do jovem tipo “18 anos que ganha qualquer carro do pai” (ou 16, no caso dos EUA), mas o jovem empreendedor, a partir dos 25 anos, que deseja comprar (do seu próprio bolso) seu primeiro carro (seu primeiro carro caro)!

No Brasil, o Mini criou uma ação super legal – mas só vale para Grande São Paulo, por enquanto. Utilizando a interação do Facebook, um cara chama uma garota para sair e, se os amigos o apoiarem, ele pode ir buscá-la com um carro da marca! Tem tudo para dar certo, concorda? 

Para divulgar seu novo carro elétrico, a Smart criou uma campanha sensacional na Alemanha: eles transformaram os próprios carros em controles para um divertido jogo de Ping – Pong! Para rebater a bolinha para o oponente, era necessário apenas dirigir o carro para frente e para trás.

Finalizando, quase que em seguida a Ford também faz uma ação em forma de jogo na Europa. Sabendo como é difícil estacionar em Paris, eles criaram um jogo de Pin Ball em que os pontos eram contados a cada batida que o motorista dava ao tentar estacionar. No final, o pior motorista de Paris foi presenteado com o novo carro da marca que possui sensor de estacionamento!





Ações publicitárias pelo mundo

Resumo
Enquanto em alguns países não se vê ações publicitárias nas ruas, em outros as pessoas já saem de casa esperando topar com uma. Para não perder o efeito surpresa, elas estão se tornando cada vez mais criativas! Confira ações recentes na Bélgica e Argentina.


No Brasil, infelizmente, as ações publicitárias não são nada comuns. Mas isso remete a um lado bom: quando acontece, o efeito surpresa é bem maior do que nos países já saturados. Em lugares como os EUA, as pessoas já esperam sair na rua e encontrar uma ação publicitária no caminho – por isso, essas estão cada vez mais criativas.

Em cidades grandes como São Paulo e outras capitais, é possível topar com uma ação de vez em quando. No interior, é quase impossível achar clientes e agencias ousado o bastante! Mas a galera antenada que mora por aqui pode até não vivenciar as ações pessoalmente, mas são atingidas de outra forma. Pela internet! Afinal, campanhas nas ruas atingem poucas pessoas. Por isso geralmente é feito um videocase mostrando o sucesso da ação para se tornar viral na internet.

Recentemente, encontrei duas ações muito singulares e em países não convencionais: Argentina (que está aparecendo bastante no mercado publicitário atualmente) e Bélgica.
Um quarteirão pacato em uma pequena cidade em que nada acontece foi o palco ideal para a ação de lançamento da TNT HD na Bélgica. O que eu posso dizer é: o que será que vai acontecer quando alguém apertar o botão vermelho? É, ninguém esperava uma ação justo por ali. Por isso foi um sucesso!

Já na Argentina a ação foi mais conscientizadora, sem todo aquele barulho. A fundação Oro Verde, ONG de florestas tropicais, realizou uma ação para conseguir mais doações em dinheiro, e os próprios beneficiados que pediram: as arvores. Para isso, utilizavam simples cartazes em arvores das cidades, para ajudar a salvar as florestas. Felizmente, elas trabalham 24h por dia!

Espero ansiosamente o dia em que eu topar com uma ação por ai...





Cases de sucesso

Todo publicitário sonha, além de um premio de Cannes, ter uma campanha sua transformada em case, ou como se diz por aqui, estudo de caso. Porem, nos somos acostumados e estudar cases de marcas grandes, consolidadas, de como ela chegou lá e como se mantém. E devemos fazer isso mesmo! Só não podemos deixar de lado cases de marcas não tão famosas, mas que foram um sucesso – e para ser sucesso não precisa ser só mundial ou regional! Se seu público-alvo era uma região, ou uma pequena cidade, e atingiu seu objetivo, sim: você pode criar o seu sonhado estudo de caso!

Por isso trago como exemplo aqui dois cases de sucesso. O primeiro é o mundialmente famoso “The Tippexperience”, viral da marca do corretivo americano Tipp-Ex. Em 2010, eles criaram uma forma de interação no youtube jamais vista antes; utilizando como personagens um caçador atrapalhado que não queria atirar no urso, o internauta podia mudar o fim da história, com as possibilidades mais engraçadas: jogar futebol, entre outras brincadeiras. O vídeo se tornou um dos virais mais comentados da internet, mas após dois anos, foi esquecido. Por isso a Tipp-Ex não perdeu tempo e agora temos uma nova brincadeira: Hunter and Bear 2 – A birthday party, tão legal quanto o primeiro. Dessa vez, o urso e caçador são amigos, mas um meteoro aparece no céu. Para impedir a catástrofe, você pode viajar no tempo, passado e futuro, e ver como a história seria!

O segundo case foi uma ação conscientizadora da MIX FM, Rio de Janeiro, contra a propagação do vírus HIV.  A agencia postou no perfil da rádio dois vídeos com apelos sensuais, um homem e uma mulher, respectivamente. Atraídos pela curiosidade, quem clicou no vídeo foi surpreendido com uma mensagem n o fim: 
“Com o HIV também é assim: você se distrai, pega o vírus e compartilha sem nem perceber. Dá uma olhadinha no seu mural. Previna-se sempre, 1º de dezembro, Dia Mundial de Combate à AIDS.”

Eu explico: o vídeo agia como um vírus, sendo publicado automaticamente no seu mural para todos os seus amigos verem. O melhor é o vídeo explicativo do case, que trata do assunto de forma divertida e espontânea – como realmente deve ser. 



Da publicidade fascinante a insuportável


Resumo
Na corrida desenfreada para atrair e impressionar consumidores, os profissionais de publicidade e propaganda fazem coisas fantásticas e, às vezes, outras insuportáveis. Afinal, há uma diferença quando as ferramentas facilitam a nossa vida e quando a invade completamente...


Diferente do marketing, que apenas cumpre suas etapas para fazer um produto se diferenciar da concorrência, a publicidade e propaganda é uma faca de dois gumes. Isso porque, além de ser diferente dos concorrentes, ela também tem que lançar novidades e novidades para os consumidores. A super ação publicitária de hoje é esquecida com o novo viral de amanha. E assim o mundo gira.

Durante essa corrida desenfreada, surgem pelo mundo muitas coisas boas, e muitas dignas da famosa tag #fail. É isso que procuro mostrar um pouco em seus diversos posts sobre o mundo da publicidade e propaganda.

Uma nas novidades fascinantes foi à criação da agencia TBWA/RAAD Dubai para a Red Tomato Pizza, apelidado de “botão de emergência para fome”, que consiste em um imã de geladeira que envia um pedido pré-configurado a pizzaria depois de pressionado.  O usuário recebe um SMS confirmando o pedido, com opção de cancelamento, e para que o serviço funcione é necessário apenas um celular com conexão Bluetooth! O filme de apresentação é tão interessante quanto o produto, fazendo sua fome de fim-de-semana ser tão dramática quanto um trailer de filme de ficção. Esse serviço seria bem interessante no Brasil, se bem segmentado. Se popularizar, não daria para contar o que ia ter de pizzaria recebendo trote...

Outra novidade é o Project Glass do Google, que pretende lançar um óculos com realidade aumentada. Ora, todo mundo conhece nosso velho amigo de buscas, que sempre inclui sua ferramenta Google Ads em tudo o que faz. E sabemos também como essa publicidade excessiva se torna irritante. Pensando nisso, foi criado um vídeo que mostra como seria se o Google Ads fosse integrado ao Project Glass. Se você acha que o mundo já está saturado de publicidade, veja como pode ficar pior!




Do internacional Keep Walking ao famoso brasileiro Pôneis Malditos


Resumo
No presente artigo são citados os últimos melhores comerciais, passando do tradicional Johnnie Walker para o viral Pôneis Malditos, e nova campanha exclusiva para cachorros da ração Bakers!


Eu estava procurando comerciais interessantes para discutir um pouco mais sobre a propaganda no Brasil e no mundo, quando me deparei com um diferencial interessante. Trata-se de uma nova técnica usada pela DDB UK para atingir o verdadeiro publico da marca de ração Bakers, da Nestlé. Não é você, o dono do animal, mas ele próprio – seu cachorro! Afinal, ele deve escolher sua própria comida. Para isso, foram gravadas ondas sonoras da faixa de 18 mil e 20 mil kilohertz, inaudíveis para humanos, mas nítidas para cães. E mais: a história do filme não é só mais um comercial com filhotinhos fofinhos do lado do pote de ração. Eles enfrentam uma super aventura! Aposto que você não resistiria se seu cachorro visse esse comercial da Bakers.

Logo em seguida, um institucional muito interessante da empresa Johnnie Walker. No total clima escocês, terra natal do fundador, um narrador caminha contando os 200 anos de história da família Walker e o crescimento da marca. Ele passa desde a abertura de uma pequena loja a criação do logo, do famoso slogan, criação dos clássicos whiskys Red e Black Label até os dias de hoje. Keep Walking!

Por fim, claro, não pode faltar o mais famoso do Brasil: Os pôneis malditos. E agora, eles retornaram em cavalgada. Essa é a continuação da campanha viral criada pela Lew Lara\TBWA, com a esperança que faça o mesmo sucesso que o anterior. O filme batizado de Cavalgada dos Pôneis Malditos mostra toda a força e potência do movo motor da Nissan Frontier 2013, derrubando toda a concorrência com seus 190 cavalos. É, nós ainda não nos livramos da maldição do pônei...




Pode ser?

Essa perguntinha básica é o mote da nova campanha da Pepsi, que este ano assumiu um novo posicionamento no Brasil. Mas quem pensa que é só para fazer filmes engraçados para TV e internet, engana-se; segundo a AlmapBBDO, foram 4 anos de planejamento e pesquisa da campanha, para tentar fazer o mais difícil no mundo do marketing: mudar/quebrar o hábito de um consumidor.

É isso mesmo! Assim como o browser Explorer, a Pepsi assumiu que não é a preferida dos consumidores, e vai tentar mudar nosso hábito falando nada mais, nada menos, que a verdade; com certeza você já pediu Coca-Cola em algum lugar e o vendedor, meio constrangido disse “Só tem Pepsi, pode ser?”. Ahá! Fruto da pesquisa e planejamento, meu caro.

Aproveitando esse momento, a Pepsi assume de vez o posicionamento “Pode ser”, para nos mostrar que a alternativa também pode ser surpreendente. Isso fica bem claro no último filme para TV, o da Noiva, em que ela descobre que há outras opções bem melhores que a primeira, o noivo que a deixou na mão.

Além dos comerciais, a campanha também se estendeu, óbvio, para as redes sociais, utilizando facebook, twitter e foursquare. O foco está no uso da hashtag #podeser. Até hoje, o comercial de mais sucesso foi o já clássico “Pode To be?”, do Joel Santana, que até recebeu várias outras propostas para novos comerciais!

Pegando carona no viral das mídias sociais, e Pepsi agiu rápido e contratou, como garotos propaganda um pouco a parte, o famoso Trio Para Nossa Alegria, sucesso do youtube e mídias sociais. Eles estão propondo o seguinte desafio: caso consigam o numero sugerido em curtidores para sai Fan Page, lançarão uma nova música!

A Pepsi está investindo pesado no mercado brasileiro, tão afeiçoado a sua principal concorrente. Será que depois de quatro anos de planejamento eles conseguem alguma mudança?



Sobre a Hora do Planeta e aniversário da Apple

Resumo
O fim de semana da virada do mês de Março para Abril foi um marco para a publicidade este ano: no sábado ocorreu o famoso “Hora do Planeta”, e no domingo, aniversário da Apple!


Sábado, 31 de março, será um dia especial.  É que esta foi a data escolhida para A Hora do Planeta 2012. Para quem não sabe, este é um evento simbólico realizado no mundo todo promovido pela WWF, no qual governos, empresas e população demonstram sua preocupação com o aquecimento global, apagando as suas luzes durante uma hora. Fique ligado, o horário é das 20h30 as 21h30! No ano de 2011, mais de um bilhão de pessoas apagaram as luzes na Hora do Planeta.

E esse não é o único marco; este fim de semana está cheio de novidades das grandes marcas mundiais! Domingo, 1 de abril, a Apple comemora 36 anos! Parece pegadinha, mas não é. Em 1976, a Apple Computer, Inc. foi fundada por Steve Jobs, o engenheiro Steve Wozniak e Ronald Wayne, o homem que desenhou o primeiro logo da empresa. Apesar de agora estar no auge do sucesso, a empresa passou por poucas e boas para chegar até onde está! Com a saída de Jobs em 1985, a empresa entrou em decadência, com produtos que só confundiam os consumidores.  Eis que Steve Jobs retorna para salvar a pátria em 1997, eliminando vários projetos e determina uma filosofia de design inovadora, aliadas a excelentes campanhas de marketing que impulsionaram a marca. A companhia passou então a vender “produtos que mudarão o mundo”, e criou conceitos que diferenciou seus produtos do demais. Um computador é diferente de um Mac, um tablet não é a mesma coisa que um Ipad. A Apple revolucionou não só o mercado digital, mas também o publicitário!

Falando em publicidade da Apple, para comemorar os 36 anos nada melhor que relembrar a clássica propaganda que inovou com o posicionamento Think Different!

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