As grandes marcas de carros estão apostando em ações
interativas pelo mundo!
Resumo
Grandes marcas como Toyota, Mini, Smart e Ford
criaram ações super criativas ao redor do mundo, para divulgar seus novos
modelos!
Nas ultimas
semanas, a publicidade está fervendo com várias ações de marcas automotivas
pelo mundo. Já foi a Toyota nos Eua, Mini no Brasil, Ford na França, Smart na
Alemanha...
Carro é um
dos produtos mais curiosos: quase todo mundo tem, mas mesmo assim não param de
sair vendas, e todo mundo quer um novo! Mesmo com essa vantagem, a concorrência
é muito grande, e as grandes marcas sentiram necessidade de se diferenciar além
de modelo, acessórios e preço. É ai que a linda publicidade, propaganda e
marketing entram!
Vamos começar
pela Toyota. Pelo visto, não é só no Brasil que é vista como marca de “Tio”.
Traduzindo: não atinge o publico jovem. Não mesmo: nem em modelo, muito menos em
preço. Para mudar isso, a marca lançou uma super campanha interativa no
Youtube, com a temática do jogo de tabuleiro “Game of Life”, para divulgar o novo
Prius C. Mas não se engane; não estamos falando do jovem tipo “18 anos que ganha qualquer carro do pai” (ou 16,
no caso dos EUA), mas o jovem empreendedor, a partir dos 25 anos, que deseja comprar (do seu próprio bolso) seu primeiro carro (seu primeiro carro
caro)!
No Brasil, o Mini criou uma ação super legal – mas só vale para Grande
São Paulo, por enquanto. Utilizando a interação do Facebook, um cara chama uma
garota para sair e, se os amigos o apoiarem, ele pode ir buscá-la com um carro
da marca! Tem tudo para dar certo, concorda?
Para divulgar seu
novo carro elétrico, a Smart criou uma campanha sensacional na Alemanha: eles transformaram os próprios carros em controles
para um divertido jogo de Ping – Pong! Para rebater a bolinha para o oponente,
era necessário apenas dirigir o carro para frente e para trás.
Finalizando, quase que em seguida a Ford também faz
uma ação em forma de jogo na Europa. Sabendo como é difícil estacionar em
Paris, eles criaram um jogo de Pin Ball em que os pontos eram contados a cada
batida que o motorista dava ao tentar estacionar. No final, o pior motorista de
Paris foi presenteado com o novo carro da marca que possui sensor de
estacionamento!
Ações publicitárias pelo mundo
Resumo
Enquanto em
alguns países não se vê ações publicitárias nas ruas, em outros as pessoas já
saem de casa esperando topar com uma. Para não perder o efeito surpresa, elas
estão se tornando cada vez mais criativas! Confira ações recentes na Bélgica e
Argentina.
No Brasil,
infelizmente, as ações publicitárias não são nada comuns. Mas isso remete a um
lado bom: quando acontece, o efeito surpresa é bem maior do que nos países já
saturados. Em lugares como os EUA, as pessoas já esperam sair na rua e
encontrar uma ação publicitária no caminho – por isso, essas estão cada vez
mais criativas.
Em cidades
grandes como São Paulo e outras capitais, é possível topar com uma ação de vez
em quando. No interior, é quase impossível achar clientes e agencias ousado o
bastante! Mas a galera antenada que mora por aqui pode até não vivenciar as
ações pessoalmente, mas são atingidas de outra forma. Pela internet! Afinal,
campanhas nas ruas atingem poucas pessoas. Por isso geralmente é feito um
videocase mostrando o sucesso da ação para se tornar viral na internet.
Recentemente,
encontrei duas ações muito singulares e em países não convencionais: Argentina
(que está aparecendo bastante no mercado publicitário atualmente) e Bélgica.
Um quarteirão pacato em uma pequena cidade em que nada
acontece foi o palco ideal para a ação de lançamento da TNT HD na Bélgica. O
que eu posso dizer é: o que será que vai acontecer quando alguém apertar o botão
vermelho? É, ninguém esperava uma ação justo por ali. Por isso foi um sucesso!
Já na
Argentina a ação foi mais conscientizadora, sem todo aquele barulho. A fundação
Oro Verde, ONG de florestas tropicais, realizou uma ação para conseguir mais
doações em dinheiro, e os próprios beneficiados que pediram: as arvores. Para
isso, utilizavam simples cartazes em arvores das cidades, para ajudar a salvar
as florestas. Felizmente, elas trabalham 24h por dia!
Espero
ansiosamente o dia em que eu topar com uma ação por ai...
Cases de sucesso
Todo
publicitário sonha, além de um premio de Cannes, ter uma campanha sua
transformada em case, ou como se diz por aqui, estudo de caso. Porem, nos somos
acostumados e estudar cases de marcas grandes, consolidadas, de como ela chegou
lá e como se mantém. E devemos fazer isso mesmo! Só não podemos deixar de lado
cases de marcas não tão famosas, mas que foram um sucesso – e para ser sucesso
não precisa ser só mundial ou regional! Se seu público-alvo era uma região, ou
uma pequena cidade, e atingiu seu objetivo, sim: você pode criar o seu sonhado
estudo de caso!
Por isso
trago como exemplo aqui dois cases de sucesso. O primeiro é o mundialmente
famoso “The Tippexperience”, viral
da marca do corretivo americano Tipp-Ex. Em 2010, eles criaram uma forma de
interação no youtube jamais vista antes; utilizando como personagens um caçador
atrapalhado que não queria atirar no urso, o internauta podia mudar o fim da
história, com as possibilidades mais engraçadas: jogar futebol, entre outras
brincadeiras. O vídeo se tornou um dos virais mais comentados da internet, mas
após dois anos, foi esquecido. Por isso a Tipp-Ex não perdeu tempo e agora
temos uma nova brincadeira: Hunter and Bear 2 – A birthday party, tão legal
quanto o primeiro. Dessa vez, o urso e caçador são amigos, mas um meteoro
aparece no céu. Para impedir a catástrofe, você pode viajar no tempo, passado e
futuro, e ver como a história seria!
O segundo case foi uma ação conscientizadora da MIX FM, Rio de Janeiro,
contra a propagação do vírus HIV. A agencia postou no perfil da rádio dois vídeos com
apelos sensuais, um homem e uma mulher, respectivamente. Atraídos pela
curiosidade, quem clicou no vídeo foi surpreendido com uma mensagem n o
fim:
“Com o HIV também é assim: você se distrai, pega o vírus e compartilha sem nem perceber. Dá uma olhadinha no seu mural. Previna-se sempre, 1º de dezembro, Dia Mundial de Combate à AIDS.”
“Com o HIV também é assim: você se distrai, pega o vírus e compartilha sem nem perceber. Dá uma olhadinha no seu mural. Previna-se sempre, 1º de dezembro, Dia Mundial de Combate à AIDS.”
Eu explico: o
vídeo agia como um vírus, sendo publicado automaticamente no seu mural para
todos os seus amigos verem. O melhor é o vídeo explicativo do case, que trata
do assunto de forma divertida e espontânea – como realmente deve ser.
Da
publicidade fascinante a insuportável
Resumo
Na corrida desenfreada para atrair e impressionar consumidores, os
profissionais de publicidade e propaganda fazem coisas fantásticas e, às vezes,
outras insuportáveis. Afinal, há uma diferença quando as ferramentas facilitam
a nossa vida e quando a invade completamente...
Diferente do
marketing, que apenas cumpre suas etapas para fazer um produto se diferenciar
da concorrência, a publicidade e propaganda é uma faca de dois gumes. Isso
porque, além de ser diferente dos concorrentes, ela também tem que lançar
novidades e novidades para os consumidores. A super ação publicitária de hoje é
esquecida com o novo viral de amanha. E assim o mundo gira.
Durante essa
corrida desenfreada, surgem pelo mundo muitas coisas boas, e muitas dignas da
famosa tag #fail. É isso que procuro mostrar um pouco em seus diversos posts
sobre o mundo da publicidade e propaganda.
Uma nas novidades fascinantes foi à
criação da agencia TBWA/RAAD Dubai para a Red Tomato Pizza, apelidado de “botão de
emergência para fome”, que consiste em um imã de geladeira que envia um pedido
pré-configurado a pizzaria depois de pressionado. O usuário recebe um SMS confirmando o pedido, com opção de
cancelamento, e para que o serviço funcione é necessário apenas um celular com conexão
Bluetooth! O filme
de apresentação é tão interessante quanto o produto, fazendo sua fome de
fim-de-semana ser tão dramática quanto um trailer de filme de ficção. Esse serviço seria bem interessante no Brasil, se bem segmentado. Se
popularizar, não daria para contar o que ia ter de pizzaria recebendo trote...
Outra novidade é o Project Glass do Google, que pretende lançar um
óculos com realidade aumentada. Ora, todo mundo conhece nosso velho amigo de
buscas, que sempre inclui sua ferramenta Google Ads em tudo o que faz. E
sabemos também como essa publicidade excessiva se torna irritante. Pensando
nisso, foi criado um vídeo que mostra como seria se o Google Ads fosse
integrado ao Project Glass. Se você acha que o mundo já está saturado de
publicidade, veja como pode ficar pior!
Do internacional Keep Walking ao
famoso brasileiro Pôneis Malditos
Resumo
No presente
artigo são citados os últimos melhores comerciais, passando do tradicional
Johnnie Walker para o viral Pôneis Malditos, e nova campanha exclusiva para
cachorros da ração Bakers!
Eu estava
procurando comerciais interessantes para discutir um pouco mais sobre a
propaganda no Brasil e no mundo, quando me deparei com um diferencial
interessante. Trata-se de uma nova técnica usada pela DDB UK para atingir o
verdadeiro publico da marca de ração Bakers, da Nestlé. Não é você, o dono do
animal, mas ele próprio – seu cachorro! Afinal, ele deve escolher sua própria
comida. Para isso, foram gravadas ondas sonoras da faixa de 18 mil e 20 mil
kilohertz, inaudíveis para humanos, mas nítidas para cães. E mais: a
história do filme não é só mais um comercial com filhotinhos fofinhos do lado
do pote de ração. Eles enfrentam uma super aventura! Aposto que você não
resistiria se seu cachorro visse esse comercial da Bakers.
Logo em
seguida, um institucional muito interessante da empresa Johnnie Walker.
No total clima escocês, terra natal do fundador, um narrador caminha contando
os 200 anos de história da família Walker e o crescimento da marca. Ele passa
desde a abertura de uma pequena loja a criação do logo, do famoso slogan,
criação dos clássicos whiskys Red e Black Label até os dias de hoje. Keep
Walking!
Por fim,
claro, não pode faltar o mais famoso do Brasil: Os pôneis malditos. E agora,
eles retornaram em cavalgada. Essa é a continuação da campanha viral criada
pela Lew Lara\TBWA, com a esperança que faça o
mesmo sucesso que o anterior. O filme batizado de Cavalgada dos Pôneis
Malditos mostra toda a força e potência do movo motor da Nissan Frontier 2013,
derrubando toda a concorrência com seus
190 cavalos. É, nós ainda não nos
livramos da maldição do pônei...
Pode ser?
Essa
perguntinha básica é o mote da nova campanha da Pepsi, que este ano assumiu um
novo posicionamento no Brasil. Mas quem pensa que é só para fazer filmes
engraçados para TV e internet, engana-se; segundo a AlmapBBDO, foram 4 anos de planejamento
e pesquisa da campanha, para tentar fazer o mais difícil no mundo do marketing:
mudar/quebrar o hábito de um consumidor.
É isso mesmo!
Assim como o browser Explorer, a Pepsi assumiu que não é a preferida dos
consumidores, e vai tentar mudar nosso hábito falando nada mais, nada menos,
que a verdade; com certeza você já pediu Coca-Cola em algum lugar e o vendedor,
meio constrangido disse “Só tem Pepsi, pode ser?”. Ahá! Fruto da pesquisa e
planejamento, meu caro.
Aproveitando
esse momento, a Pepsi assume de vez o posicionamento “Pode ser”, para nos
mostrar que a alternativa também pode ser surpreendente. Isso fica bem claro no
último filme para TV, o da Noiva, em
que ela descobre que há outras opções bem melhores que a primeira, o noivo que
a deixou na mão.
Além dos
comerciais, a campanha também se estendeu, óbvio, para as redes sociais,
utilizando facebook, twitter e foursquare. O foco está no uso da hashtag
#podeser. Até hoje, o comercial de mais sucesso foi o já clássico “Pode To
be?”, do Joel Santana, que até recebeu várias outras propostas para novos
comerciais!
Pegando
carona no viral das mídias sociais, e Pepsi agiu rápido e contratou, como
garotos propaganda um pouco a parte, o famoso Trio Para Nossa Alegria, sucesso
do youtube e mídias sociais. Eles estão propondo o seguinte desafio: caso
consigam o numero sugerido em curtidores para sai Fan Page, lançarão uma nova
música!
A Pepsi está
investindo pesado no mercado brasileiro, tão afeiçoado a sua principal concorrente.
Será que depois de quatro anos de planejamento eles conseguem alguma mudança?
Sobre a Hora do Planeta e aniversário da Apple
Resumo
O fim de
semana da virada do mês de Março para Abril foi um marco para a publicidade
este ano: no sábado ocorreu o famoso “Hora do Planeta”, e no domingo,
aniversário da Apple!
Sábado, 31 de
março, será um dia especial. É que esta
foi a data escolhida para A Hora do
Planeta 2012. Para quem não sabe, este é um evento simbólico realizado no
mundo todo promovido pela WWF, no qual governos, empresas e população
demonstram sua preocupação com o aquecimento global, apagando as suas luzes
durante uma hora. Fique ligado, o horário é das 20h30 as 21h30! No ano de 2011,
mais de um bilhão de pessoas apagaram as luzes na Hora do Planeta.
E esse não é
o único marco; este fim de semana está cheio de novidades das grandes marcas
mundiais! Domingo, 1 de abril, a Apple comemora 36 anos! Parece pegadinha, mas
não é. Em 1976, a Apple Computer, Inc. foi fundada por Steve Jobs, o engenheiro
Steve Wozniak e Ronald Wayne, o homem que desenhou o primeiro logo da empresa.
Apesar de agora estar no auge do sucesso, a empresa passou por poucas e boas
para chegar até onde está! Com a saída de Jobs em 1985, a empresa entrou em
decadência, com produtos que só confundiam os consumidores. Eis que Steve Jobs retorna para salvar a
pátria em 1997, eliminando vários projetos e determina uma filosofia de design
inovadora, aliadas a excelentes campanhas de marketing que impulsionaram a
marca. A companhia passou então a vender “produtos que mudarão o mundo”, e
criou conceitos que diferenciou seus produtos do demais. Um computador é
diferente de um Mac, um tablet não é a mesma coisa que um Ipad. A Apple
revolucionou não só o mercado digital, mas também o publicitário!
Falando em
publicidade da Apple, para comemorar os 36 anos nada melhor que relembrar a
clássica propaganda que inovou com o posicionamento Think Different!
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